A forma de divulgar um produto foi muito impactada pelas redes sociais. Hoje em dia recebemos publicidades personalizadas, ou seja, o que você recebe em suas redes sociais, é diferente do que outras pessoas recebem por ser baseado no seu histórico de buscas e de acessos a sites.
Os hábitos de consumo são algo que estão em constante mudança, sempre seguindo os avanços da sociedade. Relatos históricos apontam que a primeira loja de departamento a surgir no mundo foi em Paris, sua criação sendo o primeiro passo para a expansão do comércio, que passou a ter grandes empreendimentos como podemos ver nos shoppings que existem hoje em dia. Este período foi um momento onde as empresas decidiam como e onde vender, se alguém desejava comprar uma roupa, por exemplo, era necessário ir até as lojas de sua preferência, analisar as peças que eles tinham disponíveis e assim fazer a compra.
Mudança de comportamento:
A facilidade que as redes sociais trouxeram ao processo de consumo fez com que as pessoas comprassem cada vez mais através de plataformas e lojas virtuais. O consumidor busca informações diretas e práticas, ninguém quer mais ir atrás das coisas, queremos que as coisas cheguem até nós.
Segundo uma pesquisa feita em 2021 pela MindMiners, uma empresa de software em São Paulo, 80% dos brasileiros já compraram um produto ou serviço após ver suas avaliações nas redes sociais. Plataformas como Instagram, Facebook e muitas outras, servem como um espaço para pesquisa e comparação, então se você quer que seu produto chegue até o público, você tem que estar engajado nas redes sociais e não mais esperar que o público chegue até você.
Por isso, as empresas também tiveram que mudar muito suas estratégias. As redes sociais fizeram com que as marcas melhorassem muito sua forma de comunicação, tanto no âmbito de levar seu produto até o cliente, quanto na comunicação direta com ele. Enquanto antigamente o contato entre empresa e consumidor era feito apenas através de e-mails e telefone, hoje em dia essa comunicação está sendo feita até por whatsapp e dm de instagram.
Expectativas para o futuro:
Como dito anteriormente, os hábitos de consumo evoluem junto dos avanços da sociedade, então é esperado que no futuro a sustentabilidade seja bem maior. No ano de 2023 em uma pesquisa global da PwC, uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria do mundo, 55% dos consumidores já declararam comprar de marcas que protegem o meio ambiente. Isso nos mostra que o consumidor está cada vez mais consciente de seu poder de influenciar as empresas a adotar certas posturas ou ações.
As empresas passarão a ter seu valor medido não só por suas finanças, mas também por sua contribuição ao bem-estar social. Nem mesmo a alimentação escapa dessa nova influência dos consumidores, pois as pessoas também estão em busca de alimentos mais saudáveis e que apresentem sustentabilidade em sua cadeia de produção.
Diante desse panorama de mudanças nos hábitos de consumo impulsionadas pelas redes sociais, é fundamental que as empresas estejam preparadas para se adaptar e aproveitar as oportunidades que esse novo cenário oferece. Se você deseja fortalecer a presença da sua marca nas redes sociais, otimizar suas estratégias de marketing digital e acompanhar de perto as tendências do mercado, conte com a expertise da Lumitaz.
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