A INFLUÊNCIA DO AUDIOVISUAL NO MARKETING DIGITAL

Descubra como o audiovisual está revolucionando o marketing digital! Desde o TikTok até o Instagram, as mídias sociais estão cada vez mais dominadas por vídeos curtos e envolventes. Essa mudança reflete a preferência do público por conteúdo visual que desperte emoções e interesse imediato. Estudos mostram que os vídeos geram mais engajamento, e marcas como o Burger King estão aproveitando essa tendência para humanizar suas imagens e se conectar com os consumidores. Com o futuro promissor das mídias digitais, a importância do audiovisual no marketing só tende a crescer.

Você já ouviu falar do TikTok? Um aplicativo conhecido por seus vídeos curtos e divertidos que vem alcançando cada vez mais público, mas não para por aí, Instagram, Facebook, Twitter, todas essas mídias sociais também trouxeram a suas plataformas a opção de vídeos percebendo a importância dessa ferramenta para consolidar sua base de clientes.

Na sociedade atual, ninguém mais quer perder seu tempo lendo reviews enormes sobre algum produto ou serviço que chamou sua atenção. As pessoas agora prezam por um conteúdo que prenda sua atenção do início ao fim através de edições mirabolantes ou divertidas. Por isso, o marketing trouxe o audiovisual a sua gama de estratégias.

O audiovisual tem uma certa influência sobre as emoções daqueles que o consomem, assim como o cinema e a televisão podem deixar alguém triste ou feliz através de filmes e séries, o audiovisual tem o poder de criar interesse naqueles que estão do outro lado da tela. As mídias sociais criam essa ponte para que figuras empresariais apresentem seus produtos aos clientes de forma fácil, onde o espectador pode se identificar com o influenciador ou com o assunto presente no vídeo.

O audiovisual no Instagram:

O ponto é, o audiovisual tem uma grande influência no Marketing Digital, mas se você não confia apenas em palavras eu tenho a solução. Uma pesquisa realizada pela empresa HubSpot e Mention analisou 48.065.694 postagens no Instagram de 306.278 dos principais usuários. O estudo chegou à conclusão de que os vídeos geram mais engajamento no Instagram, confirmando a percepção de quem trabalha na área, de que este seria o formato ideal para as publicações nesta rede social. Obviamente engajamento não é tudo, mas é um fator muito importante se você quer alcançar mais pessoas com seu produto.

A facilidade de se tornar viral:

Se você precisa de mais exemplos da importância do audiovisual no marketing, veja o Burger King. Recentemente a empresa de lanches se tornou viral em muitas mídias sociais, principalmente o TikTok com uma simples brincadeira em conjunto com a Netflix, onde as duas empresas fizeram alguns vídeos simples e divertidos sobre estarem em um relacionamento. Essa simples brincadeira com uma série de vídeos trouxe uma imagem mais humanizada para as duas empresas, permitindo que o público que os acompanha nas mídias sociais se identificassem com a marca de forma mais fácil.

Expectativas para o futuro:

Alguns profissionais da área acreditam que daqui alguns anos o audiovisual vai contar com uma interação e participação ainda maior do público, graças a tecnologias emergentes como a inteligência e a realidade virtual. Essa perspectiva de crescimento demonstra ainda mais a importância desse segmento para o marketing.
Entendeu agora porque o audiovisual é tão importante para o marketing? Sabemos que pode parecer muito complicado aderir essa estratégia em sua empresa ao ver as produções incríveis e mirabolantes que empresas como a Coca-Cola e a O Boticário fazem, mas não se preocupe, reunimos algumas dicas que podem te ajudar a começar:

  • Faça roteiros: Não importa o nicho de sua empresa, é sempre importante você ter em mente o que será falado durante seu vídeo. O roteiro será seu guia durante a gravação, ele que vai te ajudar a dar os próximos passos
  • Esteja atento a linguagem de seu público: Se você quer alcançar os clientes, você tem que ter em mente a linguagem deles. Não adianta você ter um vídeo incrível e super bem editado se a linguagem não alcançar o público alvo.
  • Tenha uma boa edição: Seu vídeo precisa ter a cara de sua empresa, ele precisa carregar a identidade de sua marca e mostrar isso ao público. Além disso, uma boa edição torna o vídeo mais agradável e atrativo para aqueles que o assistem.

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